Obrigada pela sua visita !

Obrigada pela sua visita !
Deixe um comentário

domingo, 27 de abril de 2008

Dia Mundial do livro.



Pais ofereçam livros aos vossos filhos e leiam-lhes histórias.As histórias possibilitam a construção de uma estrutura interior para a experiência da leitura.
A família e os educadores têm um papel fundamental no desenvolvimento da literacia.








Aprender a ler começa , assim, muito antes da entrada para a escola e envolve quer a criança, quer as pessoas mais significativas com quem interage.

O gosto e interesse pelo livro e pela escrita inicia-se na educação pré-escolar. O acto de ler é tão importante como os livros que escolhem.









A Biblioteca deve ser um espaço de descoberta e a aprendizagem.

Aqui, nesta fotografia, podemos ver o grupo na biblioteca à espera da história que foi seleccionada por eles democráticamente.







Os livros e a leitura de histórias, para além do conhecimento linguístico, oferecem às crianças uma grande oportunidade de desenvolverem os chamados comportamentos emergentes da leitura , ou seja: reconhecer as letras, distinguir o escrito de outras marcas que possam estar na mesma página, aprender como se segura um livro, como se viram as páginas, que se começa a ler da esquerda para a direita .




























É urgente que as nossas crianças adquiram o gosto pela leitura. Este gosto deve ser criado muito cedo. As crianças cujos pais têm por hábito ler, têm tendência a tornarem-se leitoras e a apresentarem melhores rendimentos escolares e são mais curiosas.

Na opinião de Inês Sim- Sim, as bases para o sucesso escolar remontam muito antes da entrada no 1ºano de escolaridade, sendo a família e o jardim de infãncia os ambientes privilegiados para o desenvolvimento dessas bases. A aprendizagem da leitura está relacionada com o acesso a livros e a todo o material escrito: revistas, legendas, panfletos publicitários,anúncios, jornais, cartas, registos informáticos ,etc.


















Diáriamente , no jardim de infância , lemos histórias às crianças e às quartas-feiras , o nosso grupo , tem encontro marcado na nossa Biblioteca escolar que fica no 1º ciclo .

No final, fazemos a representação gráfica da história que ouvimos ou a sua dramatização.


















































1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo trabalho.
Toca a interessar as crianças pela leitura já que muitos adultos nada ligam.
Isabel Cortez
Prof. de Português