Obrigada pela sua visita !

Obrigada pela sua visita !
Deixe um comentário

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dia Internacional dos Museus-Visite o nosso museu

Assinala-se já no próximo dia 18 de Maio, em todo o país , o Dia Internacional dos Museus.



Barcelos é um dos maiores centros de artesanato do país, não apenas por ser um grande concelho de 89 freguesias( administrativamente o maior do país ), mas por ser rico em produção, em variedade e em qualidade. Não é por acaso que chamam a Barcelos a " Rainha do do Artesanato". É aqui nesta linda cidade que se encontra o Museu de Olaria.

Neste espaço está em funcionamento o atelier de Barro e pintura. Neste espaço os professores, com acompanhamento do pessoal qualificado dos Serviços Educativos podem colocar os seus alunos em contacto com a sua herança cultural, de uma forma lúdica e divertida, revestida de descobertas, invenções e criações.


Assim desperta-se a sensibilidade das crianças no sentido da preservação, divulgação e valorização do património cultural, tornando o Museu num espaço vivo, ao serviço da comunidade e das instituições educativas.



O Museu de Olaria, nascido numa região de fortes tradições cerâmicas, foi criado em 1963, após a doação de uma valiosa colecção recolhida pelo etnógrafo barcelense Joaquim Selles Paes de Villas Boas. Tendo, inicialmente, adoptado a designação "Museu Regional de Cerâmica", e mais tarde "Museu de Cerâmica Regional Portuguesa", o alargamento das suas colecções à olaria nacional fez com que a instituição se designasse simplesmente "Museu de Olaria".

Para o conhecer melhor e se inteirar de todas as actividades aí desenvolvidas, visite o site oficial, clicando AQUI

Quem não conhece o famoso galo de Barcelos e o seu significado e a famosa lenda do Galo.





Podemos ver neste vídeo, uma parada de galos que se encontra espalhados por toda a cidade.









Sem comentários: