Obrigada pela sua visita !

Obrigada pela sua visita !
Deixe um comentário

quinta-feira, 5 de março de 2009

Benefícios da natação



A natação é a capacidade de se deslocar na água, com economia de esforço, o que implica relaxação, por um lado, e domínio da respiração, pelo outro, associado a uma técnica correcta de movimentos de braços e das pernas e a uma optimização do rendimento dos diversos órgãos e sistemas.



A natação, para a maioria das crianças é um bom indicador, como forma de combate ao stress do dia -a- dia.
Por outro lado, a natação ajuda à reflexão, indispensável no processo de tomada de decisões, a organizar o corpo de uma forma integral e harmónica (estando fortemente recomendada em crianças com dislexia ou perturbações da gestão do corpo) e a coordenar os movimentos dos vários sectores do corpo.


A água tem um significado especial na vida das pessoas. Não é por acaso que somos feitos essencialmente de água. E a capacidade lúdica e calmante do meio é quase ilimitada.
Assim os benefícios da natação para bebés são muitos e ultrapassam a própria aprendizagem de nadar em si, que todavia tambem é uma razão suficientemente boa para ir à piscina.



Socialmente, proporciona um bom momento de encontro entre pais e filhos, entre familias diversas e,tudo isto, num meio que ele próprio, ajuda a relaxar e a gerir o tempo a uma escala humana.



Do ponto de vista psicomotor, a água ajuda a aumentar a força muscular e a resistência dos músculos e permite movimentos mais calmos e largos, com o consequente aumento da flexibilidade, com aprendizagem de coordenação, em condições francamente mais favoráveis do que no ambiente terrestre.



Fisiologicamente, a natação ajuda ao desenvolvimento do aparelho cárdio-respiratório (e a capacidade de oxigenação) e ao desenvolvimento ósteomuscular, bem como à queima de gorduras e calorias excessivas.



Finalmente, a criança aprende a relacionar-se com um meio diferente do ar e da terra, desenvolve a ” segurança e autonomia”e conhece melhor as suas capacidades e limites, através de posturas correctas. E, por último mas não menos importante, a água dá prazer e gozo.



Nadar e brincar na água é bom e divertido.


Sem comentários: