Obrigada pela sua visita !

Obrigada pela sua visita !
Deixe um comentário

terça-feira, 20 de maio de 2008

Um miminho especial feito pelas mãozinhas do Zé em plasticina.





Hoje fui surpreendida pelo Zé, que adora fazer surpresas à educadora, assim como outros meninos também o fazem. Existe uma caixa na sala que foi oferecida pela Jéssica e que os meninos elegeram para guardar as surpresinhas da educadora. Está completamente cheia, com desenhos , mensagens dos pais que as crianças pedem para escrever, etc.

Todas as crianças têm um lugar especial no meu coração , sem excepção. Já dizia Fernando Pessoa " O melhor do mundo são as crianças "


Dizem que os meus meninos são umas "melgas" ( Sempre atrás de mim) que são a minha sombra, porque eu os mimo muito. Mas eles também retribuem de igual forma . Frases como esta é normal ouvir "Professora gosto de ti até ao céu" Quando for para a escola dos grandes ,vou ter saudades da escolinha, mas tu deixas vir para aqui no recreio.

Tu não bates, diz o André.És amiga dos meninos. Quando se portam mal ficas triste.

Há crianças que expressam os seus sentimentos com palavras, outras com gestos de entrega de uma flor que trazem de casa, uma florzinha que apanham no recreio, um desenho, uma cartinha, um beijinho, um abraço, uma surpresa com um bolo feito de areia e terra molhada, uma bolachinha de água e sal, buscar um boné para não apanhar sol,.....tanta coisa , tantos gestos de carinho que têm um sabor

Se estão no recreio e se apercebem que eu fiquei na sala a fazer qualquer tarefa, lentamente começam a aparecer na sala .
È bom sentir este calorzinho dos meus meninos. Os adultos também se deliciam com estes miminhos.

Quem não gosta de um carinho, uma palavra amiga ?
Todos, ajuda-nos a crescer , a ficar com o nosso ego do tamanho do mundo .
Professora , gosto de ti até ao céu , quero ter escola ao sábado e ao domingo...Tantas vezes isto se repete.

Nada melhor para reflectirmos sobre o que alguém escreveu e que traduz o que nos jardins de infância se aprende. Não se deixa fazer tudo no jardim de infância. A gestão de conflitos e hábitos de partilha, regras de higiene de responsabilização foram elaboradas e negociadas pelo grupo democraticamente, que se comprometeu a aceitá-las e respeitá-las.As crianças devem aprender a ouvir o NÃO, devem ter limites, faz parte do seu crescimento.



Para pensar e reflectir.


" Tudo quanto eu preciso saber...aprendi no jardim de infância.Grande parte das coisas que preciso saber sobre a vida, sobre o que fazer e como fazer e como ser, aprendi no jardim de infância

A sabedoria, afinal não está no topo de uma montanha chamada Universidade , mas sim na caixa de areia da minha escola.

Eis as coisas que aprendi:

a compartilhar...

a não fazer batota...

a não magoar os outros ...

a arrumar o que desarrumei...

e a limpar o que sujei.

A não tirar o que não me pertence,

a pedir desculpa quando magoo alguém,

a lavar as mãos antes de comer,

a puxar o autoclismo.

Aprendi que o leite faz bem à saúde.

Aprendi a aprender, a pensar e também a desenhar, pintar, cantar e dançar era bom....

a ter cuidado com o transito...a dar a mão, a ser solidário.

Vi a semente a crescer no copo de plástico, as raízes descem , a planta sobe e , embora não se saiba porquê gosta-se. Os peixes dourados, os hamsters e os ratinhos brancos... ( e mesmo a planta planta na copo de plástico ) morrem...nós também. E lembro-me dos primeiros livros, da primeira palavra que aprendi :Vê `É isso que tenho feito sempre.

E também sei que é verdade, que ainda é verdade que no mundo o melhor é dar as mãos... e ficaremos juntos!"

Autor. Robert Fulghun

Sem comentários: