Obrigada pela sua visita !

Obrigada pela sua visita !
Deixe um comentário

domingo, 8 de junho de 2008

Separar toca a todos.







"...ninguém cometeu maior erro, do que aquele que não fez nada, só porque podia fazer muito pouco..."

Edmund Burk

A Educação Ambiental assume um papel preponderante nesta dinâmica, nomeadamente através do envolvimento das escolas. E o nosso jardim de Infância aposta e contribui para um Ambiente melhor.


Se cada um de nós fizer um esforço de separar em nossa casa os jornais, as garrafas, as latas de bebidas e conservas e os levarmos ao Ecoponto mais próximo, estamos a ajudar o Ambiente, criando menos poluição.
A reciclagem é um processo muito importante, a nível ambiental na medida em que permite uma redução do consumo de matérias - primas e de energia na produção de novos produtos, assim como reduz a quantidade de resíduos que iriam para o Aterro Sanitário, aumentando o seu tempo de vida útil.

Sabia que:




Uma tonelada de papel reciclado poupa o abate de 17 árvores.

Uma tonelada de vidro velho permite fabricar 800 kg de vidro novo ( entre outros exemplos).


Depois de uma conversa em grande grupo resolvemos construir os nossos ecopontos na sala. O André Diogo prontificou-se em pedir à mãe as embalagens de cartão e todos juntos metemos "mãos à obra"
A partir daqui algumas crianças já pedem aos pais para separarem o lixo e colocá-lo depois no ecoponto.


O José Carlos chegou ao jardim de Infância muito contente porque tinha ido com a mãe levar o lixo aos ecopontos. Estava feliz a contar a novidade, mas que tinha tido um problema.
Perguntei-lhe então qual tinha sido o problema.
Respondeu: - Sabes eu não chegava ao ecoponto para deitar o lixo, mas a minha mãe pegou em mim ao colo
e ficou o problema resolvido.

Na verdade os ecopontos da nossa freguesia são demasiados altos para as nossas crianças.


Vejam como as nossas crianças são o veículo transmissor da mudança de atitudes dos adultos. Sigam o exemplo dos vossos filhos e contribuam para um ambiente melhor.
Apreciem este slide.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida uma actividade apelativa e incentivante para o dia-a-dia lá em casa. O empenho das crianças foi realmente notório! Parabéns à Educadora por mais esta iniciatica.
Beijinhos da mãe da Ana