É neste edifício ( MUSEU DE OLARIA) que se encontra instalado o atelier de Barro e Pintura da Câmara Municipal de Barcelos .
Neste espaço, os professores com o acompanhamento do pessoal qualificado dos Serviços Educativos podem colocar os seus alunos em contacto com a sua herança cultural, de uma forma lúdica e divertida, revestida de descobertas, invenções e criações.
Assim desperta-se a sensibilidade das crianças no sentido da preservação, divulgação e valorização do seu património cultural, tornando o museu um espaço vivo ao serviço da comunidade e das instituições educativas.
A escola ao contribuir para a preservação e divulgação do artesanato, está a dar a conhecer às crianças as várias expressões locais de artesanato que testemunham e constróem a nossa raiz e identidade cultural.
A escola não pode , por isso alhear-se nos seus objectivos, da origem dos seus alunos, e o meio de onde vêm. Ela tem de saber aproveitar a cultura popular do meio em que está inserida. Foi desta forma que quisemos proporcionar às nossas crianças um contacto directo com o nosso Museu ,visitando as exposições em curso ( Louças utilitárias ), trabalhar com o barro fora do contexto escolar e trabalhar com o barro para que cada criança executasse livremente as suas criações e descobertas.
As louças de Barcelos ou as louças de barro, são classificadas quanto à sua finalidade em : louças utilitárias e louças decorativas ( o figurado de Barcelos).
A exposição das Louças utilitárias , como o próprio nome indica , são as louças comuns não vidradas nem polidas, para usos utilitários e que na actualidade tambem são utilizadas na decoração. Antigamente estas louças eram cozidas a fogo directo e chama oxidante, a cerca de 850 graus centígrados. Esta louça é feita na roda do oleiro.
As crianças estavam admiradas a observarem os tachos , as assadeiras , as panelas e interrogavam-se porque é que as louças estavam pretas (enfarruscadas).
A explicação foi dada . Antigamente as pessoas cozinhavam a lenha ,não havia fogões a gás e o fumo penetrava no barro tornando-as escuras.
- Coitadas das pessoas, disse a Inês sempre pronta a responder.
Vamos ver à frente a amabilidade da Ana ( Técnica da Câmara) que nos prometeu fazer uma peça na roda do oleiro, para as crianças verem o nascer de uma peça.
Obrigada Ana.
Sem comentários:
Enviar um comentário