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terça-feira, 31 de março de 2009

Para os pais reflectirem...

Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um
pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo



A DEVIDA COMÉDIA
Miguel Carvalho




A criancinha quer Playstation. A gente dá.

A criancinha quer estrangular o gato. A gente deixa.

A criancinha berra porque não quer comer a sopa. A gente elimina-a da ementa e acaba tudo em festim de chocolate.

A criancinha quer bife e batatas fritas. Hambúrgueres muitos. Pizzas, umas tantas. Coca-Colas, às litradas. A gente olha para o lado e ela incha.

A criancinha quer camisola adidas e ténis nike. A gente dá porque a criancinha tem tanto direito como os colegas da escola e é perigoso ser diferente.

A criancinha quer ficar a ver televisão até tarde. A gente senta-a ao nosso lado no sofá e passa-lhe o comando.

A criancinha desata num berreiro no restaurante. A gente faz de conta e o berreiro continua.

Entretanto, a criancinha cresce. Faz-se projecto de homem ou mulher. Desperta.

É então que a criancinha, já mais crescida, começa a pedir mesada, semanada, diária. E gasta metade do orçamento familiar em saídas, roupa da moda, jantares e bares.


A criancinha já estuda. Às vezes passa de ano, outras nem por isso. Mas não se pode pressioná-la porque ela já tem uma vida stressante, de convívio em convívio e de noitada em noitada.


A criancinha cresce a ver Morangos com Açúcar, cheia de pinta e tal, e torna-se mais exigente com os papás. Agora, já não lhe basta que eles estejam por perto. Convém que se comecem a chegar à frente na mota, no popó e numas férias à maneira.


A criancinha, entregue aos seus desejos e sem referências, inicia o processo de independência meramente informal. A rebeldia é de trazer por casa. Responde torto aos papás, põe a avó em sentido, suja e não lava, come e não limpa, desarruma e não arruma, as tarefas domésticas são «uma seca».

Um dia, na escola, o professor dá-lhe um berro, tenta em cinco minutos pôr nos eixos a criancinha que os papás abandonaram à sua sorte, mimo e umbiguismo. A criancinha, já crescidinha, fica traumatizada. Sente-se vítima de violência verbal e etc e tal.


Em casa, faz queixinhas, lamenta-se, chora. Os papás, arrepiados com a violência sobre as criancinhas de que a televisão fala e na dúvida entre a conta de um eventual psiquiatra e o derreter do ordenado em folias de hipermercado, correm para a escola e espetam duas bofetadas bem dadas no professor «que não tem nada que se armar em paizinho, pois quem sabe do meu filho sou eu».


A criancinha cresce. Cresce e cresce. Aos 30 anos, ainda será criancinha, continuará a viver na casa dos papás, a levar a gorda fatia do salário deles. Provavelmente, não terá um emprego. «Mas ao menos não anda para aí a fazer porcarias».


Não é este um fiel retrato da realidade dos bairros sociais, das escolas em zonas problemáticas, das famílias no fio da navalha?


Pois não, bem sei. Estou apenas a antecipar-me. Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo. E então teremos muitos congressos e debates para nos entretermos.



Artigo publicado na revista VISÂO online

quinta-feira, 19 de março de 2009

Parabéns Pai











Hoje os pais estão de parabéns e que bem que sabe receberem um presente feito pelas mãos dos vossos filhos/artistas.
Andamos às voltas com as letras e nesta data especial com a letra P. Encontramos muitas palavras e nomes próprios (meninos da nossa sala).


O P de Pai, de Paulo, de Pedro, de pato, de pá, de pão, de pau, de pedra, (...) e de pé. Resolvemos carimbar o nosso pé e fazer deste a inicial da palavra Pai.
Esta técnica da carimbagem do pézinho não foi fácil para algumas crianças.


Ai as cócegas ... muitas coceguinhas que o pincel lhes fazia....

Aproveitamos também para rever as cores (o grupo tem na sua constituição crianças ainda pequeninas), e escolher aquela de que mais gostamos para o carimbo.













A prenda que fizemos surgiu a partir do Carnaval. A Ana Margarida veio fantasiada de Joaninha e como andamos sempre a cantarolar a canção da joaninha ou não tivessemos nós uma Joana ( loura e de olhos azuis) na nossa sala, muito enérgica. E se assim o pensamos , assim o fizemos: uma joaninha vermelha e pretinha .



No verão do ano passado durante a colónia balnear , o areal da praia de Esposende estava quase repleto de godos. Que lindos , de todos os tamanhos e feitios. Trouxemos alguns godos redondinhos para o jardim para darmos aso à nossa imaginação.


E não é que finalmente surgiu o dia de dar utilidade a este material.


Vai daí espreitamos o livro " Brincamos com a natureza" e lá estavam as joaninhas.


As pintas e os olhinhos são os carimbos do dedo indicador


Ficaram bonitas e foram fáceis de fazer para este grupo heterogéneo.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Uma canção para ti: PAI

Parabéns pai
hoje é o teu dia (é o teu dia)
quero cantar
e dar-te alegria


Refrão

Ai. ai, ai, ai eu gosto do meu paizinho
quero tê-lo ao pé de mim
e dar-lhe um beijinho.

Ai.ai,ai,ai, eu gosto do meu paizinho
quero tê-lo ao pé de mim
e dar-lhe um abracinho.


Música: A mulher gorda

quinta-feira, 12 de março de 2009

Encontro com uma escritora

No início do ano lectivo, durante a programação do Plano Anual de Actividades, ficou agendado para o 2º período uma actividade " Encontro com um escritor" na qual todos os jardins de Infãncia que fazem parte do nosso agrupamento pudessem participar e conviver .
A escritora escolhida para o efeito , chama-se Sónia Pessoa. Este é o seu primeiro livro .

"É efectivamente um livro sobre a amizade (...) pois é de amizade que se trata quando precisamos de saber conviver com as diferenças, mesmo ( ou talvez sobretudo) se ainda não conseguimos entender."Gabriela Moita ( Psicóloga)












No final da apresentação do livro , a Sónia mostrou-se disponível para as perguntas que as crianças quisessem fazer. E não faltarm questões que eram necessárias esclarecer .

A Liliana perguntou à Sónia " Contas histórias aos teus filhos"

O Rui." Tens mais livros de histórias"

A Catarina de apenas três anos, muito desinibida e despachada foi ter com ela e disse-lhe" A minha mãe conta-me histórias".


E, finalmente o Xavier que fez uma confidencia à escritora " Sabes tenho os sapatos apertados"

(Andava desde que chegou à escola a dizer que tinha os sapatos apertados como a "Doroteia, a Centopeia", uma história que eu tinha contado no dia anterior.).
E, sem demora aproximou-se da escritora , esperou pela sua vez e disse o que sentia na alma. Foi uma gargalhada geral, animando a sala.

A Sónia Pessoa ficou tão surpreendida com este desabafo sincero que lhe respondeu:" Acabaste de me dar um bom título para o meu próximo livro". Esperamos um dia ouvir esta história .


quarta-feira, 11 de março de 2009

Mais uma adivinha...


Desta vez a adivinha é para o grupo dos 3 anos. A turma é constituída por crianças dos 3 aos 5 anos. E como tal, há que adoptar uma pedadagogia diferenciada, independentemente da turma ser homo ou heterogénea.

Esta adivinha surgiu depois de termos assistido à peça de teatro "A Eli, a Elefanta Bebé", mas só recentemente a fotografei (a máquina fotográfica nos momentos especiais fica esquecida em casa e depois toca a fotografar de uma só vez as actividades que ainda não foram retiradas do placard).

Pesquisámos sobre a vida selvagem, o seu habitat (florestas tropicais e savanas), as suas características físicas (a tromba, as orelhas, as patas), as presas, os segundos incisivos superiores de marfim , o seu porte e a sua pele.

E como gostamos de adivinhas, porque não elaborar uma de fácil compreensão, destinada para o grupo dos pequenos.
O factor surpresa, a expectativa de ver o que está por detrás daquela "janela" leva as crianças a "arregalar "os olhinhos, a abrirem as boquinhas de tanto espanto , como só os pequeninos sabem fazer.
Magia, magia....e descobre-se a solução.














terça-feira, 10 de março de 2009

Um pequeno/grande gesto


Obrigada Liliana Cruz.


A Liliana no domingo foi ver as amêndoeiras em flor e até viu "onde se fez a novela que passou na televisão". Não me recordo do nome porque não vejo novelas.
Vinha muito feliz com o ramo cheio de cor e com um aroma que perfumava a sala.


Reparem bem nas duas amêndoas bem agarradinhas ao ramo.

Que surpresa ! Observamos com olhinhos de ver este encanto da Natureza.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Benefícios da natação



A natação é a capacidade de se deslocar na água, com economia de esforço, o que implica relaxação, por um lado, e domínio da respiração, pelo outro, associado a uma técnica correcta de movimentos de braços e das pernas e a uma optimização do rendimento dos diversos órgãos e sistemas.



A natação, para a maioria das crianças é um bom indicador, como forma de combate ao stress do dia -a- dia.
Por outro lado, a natação ajuda à reflexão, indispensável no processo de tomada de decisões, a organizar o corpo de uma forma integral e harmónica (estando fortemente recomendada em crianças com dislexia ou perturbações da gestão do corpo) e a coordenar os movimentos dos vários sectores do corpo.


A água tem um significado especial na vida das pessoas. Não é por acaso que somos feitos essencialmente de água. E a capacidade lúdica e calmante do meio é quase ilimitada.
Assim os benefícios da natação para bebés são muitos e ultrapassam a própria aprendizagem de nadar em si, que todavia tambem é uma razão suficientemente boa para ir à piscina.



Socialmente, proporciona um bom momento de encontro entre pais e filhos, entre familias diversas e,tudo isto, num meio que ele próprio, ajuda a relaxar e a gerir o tempo a uma escala humana.



Do ponto de vista psicomotor, a água ajuda a aumentar a força muscular e a resistência dos músculos e permite movimentos mais calmos e largos, com o consequente aumento da flexibilidade, com aprendizagem de coordenação, em condições francamente mais favoráveis do que no ambiente terrestre.



Fisiologicamente, a natação ajuda ao desenvolvimento do aparelho cárdio-respiratório (e a capacidade de oxigenação) e ao desenvolvimento ósteomuscular, bem como à queima de gorduras e calorias excessivas.



Finalmente, a criança aprende a relacionar-se com um meio diferente do ar e da terra, desenvolve a ” segurança e autonomia”e conhece melhor as suas capacidades e limites, através de posturas correctas. E, por último mas não menos importante, a água dá prazer e gozo.



Nadar e brincar na água é bom e divertido.


segunda-feira, 2 de março de 2009

Peixinhos mergulhadores !

Brincar na água é divertido: E que grande diversão nestas carinhas larocas.

























Mais vale tarde do que nunca
e está aqui o registo das primeiras semanas de aula.

O nosso jardim de infância realiza semanalmente às terças-feiras, a actividade de natação, nas piscinas Municipais de Barcelos. Cada grupo de crianças ( Sala1 e 2 ) tem um professor responsável por esta aprendizagem. em tanques separados.

Iniciamos em Outubro e presentemente temos crianças que já se aventuram a dar as primeiras braçadas.

Esta semana o professor ( Valério) levou-os a saltar na piscina mais funda e todos se aventuraram a dar os saltos .
Verdadeiros peixinhos estes nossos meninos. A alegria é contagiante.