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sexta-feira, 30 de maio de 2008

Meus amigos pequeninos divirtam-se neste fim de semana. Domingo é o vosso dia, desfrutem com toda a vossa alegria e vivacidade. Até segunda!








fim de semana recados para orkut


quinta-feira, 29 de maio de 2008



Teatro na escola





Amanhã a escola e jardim de infância vão assistir a uma peça de teatro apresentada pela grande Instituição que é a APACI, na escola do 1º ciclo.


A peça intitula-se "O Rapaz de Bronze " da escritora Sophia de Mello B. Andresen . Só ela é capaz de nos embalar com a magia deste conto: uma estátua de bronze, que se enche de vida e de animação física, sob a forma de rapaz, para receber, no seu canto do jardim, todas as flores que possas imaginar.

Aqui vai um excerto do conto.

“Era uma vez um jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas, carvalhos, magnólias e plátanos.Havia nele roseirais, jardins de buxo e pomares. E ruas muito compridas, entre muros de camélias talhadas.E havia nele uma estufa cheia de avencas onde cresciam plantas extraordinárias que tinham, atada ao pé, uma placa de metal onde o seu nome estava escrito em latim.E havia um grande parque com plátanos altíssimos, lagos, grutas e morangos selvagens. E havia um campo com trigo e papoilas, e um pinhal onde entre mimosas e pinheiros cresciam urzes e fetos.Ora num dos jardins de buxo havia um canteiro com gladíolos.Os gladíolos são flores muito mundanas. E aqueles gladíolos achavam que o lugar mais chique do jardim era esse jardim de buxo onde eles moravam.… os gladíolos gostavam muito de ser gladíolos e achavam-se superiores a quase todas as outras flores.Diziam eles que as rosas eram flores sentimentais e fora de moda e que os cravos cheiravam a dentista. Tinham grande desprezo pelas papoilas e pelos girassóis, que são plantas selvagens. E das flores da urze e das flores de tojo do pinhal diziam que nem eram flores.Os gladíolos admiravam secretamente as camélias, mas não tinham muita consideração por elas: achavam que elas eram esquisitas e irritantes. As camélias são muito diferentes dos gladíolos: são vagas, sonhadoras, distantes e pouco mundanas. Estão sempre semiescondidas entre as suas folhas duras e polidas. Mas os gladíolos admiravam as camélias por elas não terem perfume, pois, entre as flores, não ter perfume é uma grande originalidade.Mas as flores que os gladíolos amavam realmente, as flores por quem os gladíolos tinham uma admiração sem limites, eram as tulipas. Com as tulipas os gladíolos chegavam a ser subservientes e punham de parte a sua vaidade.E o único desgosto da vida dos gladíolos era não serem tulipas. Porque as tulipas são caras, raras e muito bem vestidas. O seu feitio é simples, exacto e claro. As suas cores são ricas e sumptuosas. As suas pétalas são as pétalas mais bem cortadas e mais bem armadas que há no jardim.Mas havia uma flor que os gladíolos detestavam. Era a flor de muguet.O muguet é uma flor escondida. É uma flor pequenina e branca e tem um perfume mais maravilhoso e mais belo do que o perfume dos nardos.Durante o Inverno ela dorme na terra debaixo das folhas secas e desfeitas das árvores. Dorme como se tivesse morrido. Mas na Primavera as suas longas folhas verdes furam a terra e crescem durante alguns dias até terem um palmo de altura. Então muito devagar as folhas vão-se abrindo e mostram à luz maravilhada as campânulas aéreas, brancas e bailarinas da flor do muguet. E o vento da tarde toma em si o perfume do muguet, leva-o consigo, e espalha-o no jardim todo.Então tudo no jardim estremece e as grandes tílias e os velhos carvalhos e as flores recém-nascidas e as relvas e as borboletas dizem:- É Primavera! É Primavera!Só os gladíolos não gostam e dizem:- Que flor tão exibicionista! Finge que se quer esconder, finge que é simples e humilde, finge que não quer que a vejam, mas depois transforma-se em perfume e espalha-se no jardim todo!E à noite, quando vão à estufa visitar as begónias e as orquídeas, os gladíolos fecham a porta para não sentirem o perfume da flor do muguet.”

(Excerto de “O rapaz de bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

domingo, 25 de maio de 2008

A História de uma Abelha .










































































O nosso Jardim de Infãncia e a Escola do 1º ciclo foram ao cinema ver o filme " A História de uma Abelha ".


Para que ficasse na memória de todos , o André Diogo resolveu partilhar com todos os seus amigos, a Abelha (igual à do filme ) que lhe saiu no Happy Meal , deixando-a ficar na nossa sala. Esta serviu de molde para desenharmos e pintarmos uma abelha igual .


Aqui fica para relembrar!!!!



Barry B. Benson é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Numa viagem fora da colmeia ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa . Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.































sexta-feira, 23 de maio de 2008

Já canta o nosso grilo.







Para grande alegria de todos o nosso grilo começou a cantar. Quando o Max canta faz-se silêncio na sala para o ouvirem cantar. Que alegria!!!

Está feliz e muito comilão com alface verdinha e fresquinha todos os dias.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Temos um amigo novo na sala.



Tanto falamos no grilo que tivemos uma surpresa da D. Lina, a porteira. Toda contente , ofereceu-nos um grilo dentro de um copo .
Que lindo! Tem seis patas, estavam admirados. Queríamos pesquisar e saber mais sobre a vida dos grilos, mas ...a Internet resolveu já algumas semanas tirar férias.



Vai cantar?
Perguntavam cheios de curiosidade.
Não cantou toda a tarde.
Hoje também não.

Ah! Não tem uma gaiola, é por isso.

Era preciso arranjar-lhe uma casinha nova.
Eu tenho, dizia a Beatriz e o Diogo. Mas afinal, não apareceu nada à sala. Esqueci-me , a gaiola estava suja é preciso lavá-la , professora.
Mas a "professora " pediu à D. Alzira para comprar uma casinha na drogaria.
-Professora custou setenta cêntimos, é preciso dar o dinheiro à D. Alzira.

Falta comida ,vou trazer alface, diziam todos.


Ao fim da tarde o grilo continuava sem cantar.
-Será que só canta à noite? Perguntavam todos.
-Põe a gravar para ouvirmos amanhã, pediam as crianças.



Já que o grilo não cantou, cantamos nós para o grilinho Max.


Era meia noite cantava o grilinho

Era meia noite cantava sozinho

Era meia noite cantava o grilinho

Gri, gri, gri, gri ,

No seu buraquinho.


Era preciso dar-lhe um nome.
Muitos nomes foram propostos até que se escolheram dois e fizemos a eleição.
Na nossa sala participamos nas decisões todos em conjunto.
Vamos votar no nome Max e Tomás.
17 votos para o Max e 6 votos para Tomás. Fizemos a contagem dos pauzinhos e era nítida a vitória do Max.


Novamente a Matemática.!!!



Desiludida , a Beatriz não conteve as lágrimas e disse : - professora fizeram batota.

Para a Beatriz perceber voltamos a votar e ganhou novamente o nome Max.

Beatriz, perder ou ganhar é desporto, disse-lhe o André.

Convencida pediu para escrever o nome na gaiola.


Era preciso escolher o local para ficar na sala. Pensaram e escolheram o quarto .
Aqui está ele para todos verem o nosso amigo especial.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Um miminho especial feito pelas mãozinhas do Zé em plasticina.





Hoje fui surpreendida pelo Zé, que adora fazer surpresas à educadora, assim como outros meninos também o fazem. Existe uma caixa na sala que foi oferecida pela Jéssica e que os meninos elegeram para guardar as surpresinhas da educadora. Está completamente cheia, com desenhos , mensagens dos pais que as crianças pedem para escrever, etc.

Todas as crianças têm um lugar especial no meu coração , sem excepção. Já dizia Fernando Pessoa " O melhor do mundo são as crianças "


Dizem que os meus meninos são umas "melgas" ( Sempre atrás de mim) que são a minha sombra, porque eu os mimo muito. Mas eles também retribuem de igual forma . Frases como esta é normal ouvir "Professora gosto de ti até ao céu" Quando for para a escola dos grandes ,vou ter saudades da escolinha, mas tu deixas vir para aqui no recreio.

Tu não bates, diz o André.És amiga dos meninos. Quando se portam mal ficas triste.

Há crianças que expressam os seus sentimentos com palavras, outras com gestos de entrega de uma flor que trazem de casa, uma florzinha que apanham no recreio, um desenho, uma cartinha, um beijinho, um abraço, uma surpresa com um bolo feito de areia e terra molhada, uma bolachinha de água e sal, buscar um boné para não apanhar sol,.....tanta coisa , tantos gestos de carinho que têm um sabor

Se estão no recreio e se apercebem que eu fiquei na sala a fazer qualquer tarefa, lentamente começam a aparecer na sala .
È bom sentir este calorzinho dos meus meninos. Os adultos também se deliciam com estes miminhos.

Quem não gosta de um carinho, uma palavra amiga ?
Todos, ajuda-nos a crescer , a ficar com o nosso ego do tamanho do mundo .
Professora , gosto de ti até ao céu , quero ter escola ao sábado e ao domingo...Tantas vezes isto se repete.

Nada melhor para reflectirmos sobre o que alguém escreveu e que traduz o que nos jardins de infância se aprende. Não se deixa fazer tudo no jardim de infância. A gestão de conflitos e hábitos de partilha, regras de higiene de responsabilização foram elaboradas e negociadas pelo grupo democraticamente, que se comprometeu a aceitá-las e respeitá-las.As crianças devem aprender a ouvir o NÃO, devem ter limites, faz parte do seu crescimento.



Para pensar e reflectir.


" Tudo quanto eu preciso saber...aprendi no jardim de infância.Grande parte das coisas que preciso saber sobre a vida, sobre o que fazer e como fazer e como ser, aprendi no jardim de infância

A sabedoria, afinal não está no topo de uma montanha chamada Universidade , mas sim na caixa de areia da minha escola.

Eis as coisas que aprendi:

a compartilhar...

a não fazer batota...

a não magoar os outros ...

a arrumar o que desarrumei...

e a limpar o que sujei.

A não tirar o que não me pertence,

a pedir desculpa quando magoo alguém,

a lavar as mãos antes de comer,

a puxar o autoclismo.

Aprendi que o leite faz bem à saúde.

Aprendi a aprender, a pensar e também a desenhar, pintar, cantar e dançar era bom....

a ter cuidado com o transito...a dar a mão, a ser solidário.

Vi a semente a crescer no copo de plástico, as raízes descem , a planta sobe e , embora não se saiba porquê gosta-se. Os peixes dourados, os hamsters e os ratinhos brancos... ( e mesmo a planta planta na copo de plástico ) morrem...nós também. E lembro-me dos primeiros livros, da primeira palavra que aprendi :Vê `É isso que tenho feito sempre.

E também sei que é verdade, que ainda é verdade que no mundo o melhor é dar as mãos... e ficaremos juntos!"

Autor. Robert Fulghun

domingo, 18 de maio de 2008

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE é já no próximo dia 5 de Junho .
Vamos todos ajudar a melhorar um bocadinho o nosso planeta. Não custa nada!
As nossas crianças estão a aderir. Façam como elas e tudo será melhor!
Tão fácil ! Vá lá experimentem e comecem já hoje a fazer a separação dos lixos.


SEPARAR TOCA A TODOS .







sábado, 17 de maio de 2008


BRINCAR COM OS NÚMEROS.






A matemática pode ser muito agradável, se desde muito cedo, proporcionarmos às crianças actividades prazerosas, em que cada criança sinta motivação e envolvimento nos jogos matemáticos.
Esta actividade , foi de facto muito divertida , as crianças modelaram os números em plasticina até cinco e fizeram colagem de botões estabelecendo a relação entre o número e a quantidade.


A partir desta actividade, as crianças começaram também a modelar os seus nomes e dos colegas por iniciativa própria, como poderemos ver numa próxima postagem.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A minha Família.





















Em grande grupo conversamos muito sobre a família e na sua composição. Pretendemos valorizar os laços familiares e o papel que cada um desempenha .


Fizemos uma casinha para simbolizar a habitação das crianças, e colocamos a pergunta: Quem mora aqui?

As crianças desenharam graficamente o número de pessoas do seu agregado familiar.

Verificou-se que as crianças têm a a noção de quantidade, não se esquecendo do número de pessoas que vivem na sua casa .

É engraçado que as crianças que são filhos únicos , sabem que estão em desvantagem quanto ao número de elementos e argumentam que quando tiverem irmãos vão acrescentar no quadro da família e alterar o número correspondente.

O Gonçalo já se pronuncia , "A minha mãe engordou sete quilos, se calhar é um bebé "


As noções matemáticas foram aqui trabalhadas. As crianças identificaram os membros que fazem parte da família , estabelecendo a relação de quantidade ao mesmo tempo que conhecem e lêem os números. A noção do elemento mais velho e mais novo na família estava bem definido.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A nossa visita em slide.




terça-feira, 13 de maio de 2008

A roda do oleiro




















































A roda do oleiro.





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Esta técnica da roda processa-se em fases distintas:

































































1º Centrar a peça.



































































  • Inicia o trabalho moldando o bloco de barro em forma de uma bola e achatando-a um pouco com a mão . Humedece a superfície da roda. Molha bem as mãos( tem sempre uma tigela com água junto da roda ) e agarra bem o bloco com as duas mãos, imprimindo simultaneamente à roda um movimento giratório exercido no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio.












2ºAbrir











































  • Depois de imprimir ao bloco a forma de uma bola achatada e de o ter posto a girar no centro da roda num movimento regular, a Ana começa a abrir o bloco ou seja a abrir um cavado no centro, mas sem chegar à superfície da roda.















3º Levantar




























  • Exercendo com a mão esquerda uma pressão ligeira de dentro para fora e ajudando com a mão direita, colocada pelo lado de fora da peça, as paredes começam a levantar quase sózinhas.






























4º Dar forma








































  • Este passo consiste em dar forma à peça, uma caneca, uma jarra,uma cantarinha , no nosso exemplo foi um boião.


Vai secar e depois é cozido na mufla ( forno )

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A nossa visita ao Museu de Olaria de Barcelos











É neste edifício ( MUSEU DE OLARIA) que se encontra instalado o atelier de Barro e Pintura da Câmara Municipal de Barcelos .


Neste espaço, os professores com o acompanhamento do pessoal qualificado dos Serviços Educativos podem colocar os seus alunos em contacto com a sua herança cultural, de uma forma lúdica e divertida, revestida de descobertas, invenções e criações.
Assim desperta-se a sensibilidade das crianças no sentido da preservação, divulgação e valorização do seu património cultural, tornando o museu um espaço vivo ao serviço da comunidade e das instituições educativas.



A escola ao contribuir para a preservação e divulgação do artesanato, está a dar a conhecer às crianças as várias expressões locais de artesanato que testemunham e constróem a nossa raiz e identidade cultural.


A escola não pode , por isso alhear-se nos seus objectivos, da origem dos seus alunos, e o meio de onde vêm. Ela tem de saber aproveitar a cultura popular do meio em que está inserida. Foi desta forma que quisemos proporcionar às nossas crianças um contacto directo com o nosso Museu ,visitando as exposições em curso ( Louças utilitárias ), trabalhar com o barro fora do contexto escolar e trabalhar com o barro para que cada criança executasse livremente as suas criações e descobertas.

As louças de Barcelos ou as louças de barro, são classificadas quanto à sua finalidade em : louças utilitárias e louças decorativas ( o figurado de Barcelos).

A exposição das Louças utilitárias , como o próprio nome indica , são as louças comuns não vidradas nem polidas, para usos utilitários e que na actualidade tambem são utilizadas na decoração. Antigamente estas louças eram cozidas a fogo directo e chama oxidante, a cerca de 850 graus centígrados. Esta louça é feita na roda do oleiro.

As crianças estavam admiradas a observarem os tachos , as assadeiras , as panelas e interrogavam-se porque é que as louças estavam pretas (enfarruscadas).

A explicação foi dada . Antigamente as pessoas cozinhavam a lenha ,não havia fogões a gás e o fumo penetrava no barro tornando-as escuras.

- Coitadas das pessoas, disse a Inês sempre pronta a responder.

Vamos ver à frente a amabilidade da Ana ( Técnica da Câmara) que nos prometeu fazer uma peça na roda do oleiro, para as crianças verem o nascer de uma peça.

Obrigada Ana.

segunda-feira, 5 de maio de 2008




Receita para a nossa MÃE

Todas as prendas para a mãe levaram esta receita especial.É muito fácil , não se gasta dinheiro, como diziam as crianças.

É com gestos destes que tornamos os corações das mães mais enriquecidos e fortalecidos . No jardim de infância valorizamos os laços familiares , o amor fraternal . São valores que reforçamos e procuramos transmitir às crianças, prolongando os laços de ternura entre mãe e filho.



Receita










1kg de amizade


0,5 kg de carinhos


1 milhão de abraços fortes


Juntam-se muitos beijinhos.










Não são precisos ovos,


Nem açúcar, nem farinha,


Apenas muito amor,


Para dar à minha Mãezinha!

domingo, 4 de maio de 2008

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Os meninos do jardim de infância desejam um FELIZ DIA DA MÃE a todas as mães do Mundo e em especial às suas mães que tanto amam.
O que eles disseram sobre a Mãe:


A minha mãe dá-me brinquedos, beijinhos e abraços. Quando vou para a cama dá-me beijinho de boa noite. Tambem me dá dinheiro.( José Carlos )
A minha mãe é muito amiga, dá-me muitos beijinhos. Ela faz comida boa para mim. Deita-me na cama e dá -me um beijinho. (André Diogo )
A minha mãe dá-me beijinhos e dorme comigo. Eu gosto dela.( Ana Isabel)
A minha mãe dá-me prendas quando eu faço anos e tambem me dá muitos beijinhos e abraços . Ela é vaidosa.( Sara Sofia )
A minha mãe é amiga, dá-me muitos beijinhos e abraços. Ela é linda.( Diana Amorim )
A minha mãe quando vou dormir de dia, dá-me beijinhos. ( Vãnia )
A minha mãe dá-me brinquedos, compra -me roupa e mete-me filmes para eu ver. Ela só estuda, estuda muito. Está no Porto. Está muito rica. ( Fábio )
A minha mãe dá-me muitos beijinhos e faz a comida e é linda. ( Alex)
A minha mãe dá-me brinquedos e beijos.( Tiago )
A minha mãe é amiga, dá beijinhos e vamos às festas, romarias. ( Gonçalo )
A minha mãe é amiga, dá beijinhos. ( Rui )
A minha mãe dá-me muitos beijinhos na igreja.Quando tiver muito dinheiro vai comprar-me uma malinha pequenina com lápis e marcadores e tudo....( Clara )
A minha mãe é amiga porque dá-me muitos beijinhos . Quando vou para a cama dá-me beijinho de boa noite.( Sara Cristina )
A minha mãe dá-me beijinhos.( Ricardo )
A minha mãe dá-me dinheiro para pòr no "migalheiro". Quando o pai está em Espanha ela dorme comigo e também me dá beijinhos. ( Diana Barbosa )
A minha mãe dá-nos coisas, conta histórias e dá beijinhos . ( Ana Maria e Marília )
A minha mãe é linda, dá-me beijinhos. ( João )
A minha mãe e amiga, dá-me pinturas e dá beijinghos ( Beatriz )
A minha mãe dá-me beijinhos e abraços. ( Cláudia )
A minha mãe dá-me algumas coisas que peço e dá -me beijinhos. ( Bruno )
A minha mãe é amiga, dá-me jogos. ( Pedro )
A minha mãe é linda, dá-me livros para pintar e compra muitos doces. ( Jessica )
A minha mãe é amiga, dá-me beijinhos. ( Inês)
A minha mãe dá beijos e abraços. ( Hugo )